terça-feira, março 27, 2007

O Bêbado e a Equilibrista

“Caía a tarde feito um viaduto...” e a equilibrista atravessava as duas torres gêmeas por um fio com o pau na mão, quando passou o bêbado, em seu minúsculo avião, por entre as pernas do World Trade Center, sem nada derrubar, a não ser a equilibrista, que caiu feito a tarde feito um viaduto bem no assento traseiro do teco-teco:

- Você me desequilibra. – Disse ao que bebia.

Pousaram numa ilha deserta e se amaram a noite toda sob a lua que, “tal qual a dona de uma bordel, pedia a cada estrela guia, um brilho...”. Até que o sol nasceu – porque ele nasce todos os dias – e, como não pegasse nem no tranco, o teco-teco, saíram a caminhar pelas praias, ela equilibrando-se nas pedras, ele tragando os ares de tanto amor:

- Você me inebria. – Disse à bambolê.

Era tanto mar, era tanta areia, era tanta brisa, era tanto olhar, que os dias foram passando e os dois mais se perdiam entre o mar e amar: “um bêbado com chapéu-coco...” e a equilibrista ... “na corda-bamba de sombrinha...”. Mas “...em cada passo dessa linha, pode se machucar...”.

- “Azar!” – Disse o bêbado.

E ali estavam os dois, “... num rabo de foguete...”. Mas no rabo do foguete ela amarrou sua linha de equilibrista e partiu por ali mesmo, um pé depois do outro seguindo o fio de sua meada, enquanto o bêbado tropeçava um pé depois do outro se enrolando na mesma linha.

- “Que sufoco!” – Disse a equilibrista.

“Mas o show de todo artista tem que continuar...”


N.A. – Música “O Bêbado e o Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, que trata de tema político, numa referência aos anos
60/70 e à anistia no Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Morgana! Eu sou André, do grupo Academia do Saber...eu é que fico inebriado com as suas pérolas. Toda semana eu visito o seu blog e descubro sensibilidades que achava que não existiam. Parabéns pelo seu talento.
Se quiser algum dia, passe pelo meu blog e conheça alguns projetos: http://andrezopelari.blog.terra.com.br (Blog da Banana).

Linhas do desassossego disse...

Legal, criatividade aflorada!!!

muito bom mesmo.

abração.

Anônimo disse...

eu sou a honey do grupo do yahoo
não me pergunte agora em qual deles eu vi o link pra ca, pq eu participo de um monte
rssss
adorei a crônica e o blog em si
vou dar uma fuçada
bjos

Anônimo disse...

Boa-tarde, Morgana. Vc é o q há em Pessôa. Gostei muito do seu 'brilho'.